PROGRAMA DE TRABALHO – EDUCAÇÃO FÍSICA
1. APRESENTAÇÃO
Conforme estudos do Ministério da Saúde, a prevalência da doença mental em uma determinada população é de 13%. Nos cadastros da Rede Ambulatorial Básica (SICA) os principais diagnósticos encontrados são psicoses esquizofrênicas (3,09%), psicoses não orgânicas (3,02%) e transtornos por dependência química. (3,80%).
Podemos observar que a inibição das atividades psicomotoras nos indivíduos portadores de sofrimento psíquico é significativa, acarretando em uma perda de contato social sendo este um aspecto muito importante para sua reintegração na sociedade, além da diminuição no seu desempenho orgânico fatores estes que contribuem para a permanência do quadro patológico.
Considerando esta situação é que o HEPBR oferece o Serviço de Educação Física, como alternativa para colaborar na reversão desses diagnósticos acima descritos.
2. JUSTIFICATIVA
Na busca de novos modelos para a saúde mental no Brasil, a Conferência Nacional de Saúde Mental (1992), seguindo as diretrizes propostas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) 1990 – define a equipe de saúde como:
a) necessariamente multi-profissional
b) equipe integrada por profissionais de outros campos do conhecimento como, por exemplo, das áreas culturais, artísticas e educacionais. A assistência à saúde mental deixa então, de ser algo específico de algumas especialidades e passa a ser uma questão ampla que envolve diversos profissionais.
3. OBJETIVO
O objetivo do Serviço de Educação Física é de proporcionar ao indivíduo com sofrimento psíquico, mais uma possibilidade de restabelecer contato com a sua capacidade de simbolização da realidade, através de atividades lúdicas.
Proporcionar ao indivíduo que é portador de sofrimento psíquico a oportunidade de resgatar as funções psicomotoras até então inibidas pela sintomatologia da sua patologia.
Outro objetivo a ser atingido é o de proporcionar melhoria das condições de saúde geral do indivíduo através de atividades físicas regulares e orientadas.
Para finalizar, tem o Serviço de Educação Física o objetivo de colaborar na ressocialização dos portadores de sofrimento psíquico.
Os objetivos do Serviço de Educação Física no HEPBR serão atingidos utilizando-se dos conhecimentos ligados as seguintes áreas:
1- Da Psicomotricidade – serão utilizados conceitos para definir quais práticas motoras são adequadas ao paciente.
2- Da Fisiologia do Exercício – serão utilizados conceitos para definir programas de atividades físicas adequadas ao paciente.
3- Dos Jogos – serão utilizadas atividades para definir práticas que mostrem como estimular os aspectos psicossociais do paciente.
4- Da Dinâmica de Grupo – serão utilizados conceitos que definam o funcionamento das relações interpessoais, na aplicação das atividades junto aos pacientes.