PROGRAMA DE TRABALHO – SERVIÇO SOCIAL
1. OBJETIVOS
O Serviço Social, parte integrante e indispensável da Equipe Técnica e Administrativa do Hospital Espírita de Psiquiatria Bom Retiro, tem como objetivo recepcionar a família do paciente que acaba de ser internado, definindo uma posição de parceria e compromisso no tratamento proposto.
Representa o Hospital na solução de problemas diversos que afligem família e/ou paciente, mantendo sempre uma posição de coerência, clareza, orientação e solução dos problemas que surgem durante o período de internação, fazendo muitas vezes a ponte entre família, Equipe Técnica e Instituições de Saúde, Convênios etc..
2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
1. Após o familiar ter passado pelo serviço de plantão clínico e internamento, é encaminhado ao Serviço Social. Nosso plantão é de segunda a sexta-feira, no horário das 07:30 às 17:30 horas e, no domingo, das 15:00 às 17:00 horas. O familiar só pode visitar o paciente após ter passado pelo Serviço Social.
2. No comparecimento do familiar ao Serviço Social, a assistente social realiza a entrevista, a qual é registrada em folha de evolução, cuja finalidade básica é investigar a dinâmica da família e no contato direto propiciado pela entrevista, detectar percepções e sentimentos do cliente em relação à situação-problema (paciente-hospital-família). Nesta ocasião, a intervenção é canalizada para atender as angústias e ansiedades criadas pelo internamento do paciente e, conseqüentemente, o afastamento do membro da família, com informações a respeito do tratamento.
3. Em seguida são passados e esclarecidos os combinados gerais. Realizando o preenchimento da folha de visitas, onde consta a relação de nomes de amigos e familiares que poderão visitar o paciente. Esta folha controla as entradas de visitas ao Hospital, oferecendo maior segurança ao paciente e aos demais. São reforçados os horários de atendimento, que estão no cartão familiar. Fazemos o encaminhamento ao Serviço de Assistência Espiritual, quando o familiar solicitar ou existir o pedido do paciente. O atendimento do Serviço Social em todas as Unidades ocorre através da solicitação do paciente no Grupo Operativo e encaminhamento do terapeuta ao Serviço Social. Caso ocorra uma emergência ou solicitação, a enfermagem deve solicitar a nossa presença.
4. Atividades Específicas:
· Reunião semanal de Coordenadores e Direção.
· Reunião de Serviço semanal.
· Reunião com pacientes e comissão, para organização das festas: Junina, Primavera e Natal.
· Reunião da comissão de festas dos funcionários no Hospital.
· Levantamento diário de altas, entradas e entrevistas, anexando folhas de visitas nos prontuários.
· Levantamento dos tipos de altas que ocorrem no Hospital.
· Levantamento semanal de todos os prontuários das Unidades previdenciárias.
· Atendimento aos peritos que prestam perícias aos nossos pacientes.
· Visitas à todas as Unidades e registro em folhas de evolução.
· Utilização dos recursos da comunidade a fim de solucionar problemas trazidos pelos pacientes
· Contato com outras instituições, visando transferências de pacientes (clínicos ou psiquiátricos).
· Atendimento à familiares com queixas quanto ao atendimento prestado, tomando as devidas providências.
· Encaminhamento para ambulatório do Hospital e conveniados pelo SUS.
· Encaminhamentos e triagem ao ambulatório do Hospital Espírita de Psiquiatria Bom Retiro.
· Reunião com as funcionárias que controlam as entradas dos visitantes.
· Acompanhamento de visitantes e convênios.
· Complementações dos resumos de alta e encaminhamentos às Unidades de Saúde.