PROGRAMA DE TRABALHO – TERAPIA OCUPACIONAL
1. OBJETIVOS
Considerando que a pessoa portadora de transtorno mental possui inúmeras dificuldades advindas de sua patologia, que interferem diretamente em seu processo de ação e de forma geral em seu processo de interação, o que o torna, na maioria das vezes, uma pessoa improdutiva que não consegue obter satisfação no que faz e portanto sem valor social reconhecido.
A Terapia Ocupacional é uma especialidade da área de Saúde que se utiliza da “atividade” como recurso terapêutico principal. Objetiva por meio da dinâmica estabelecida entre paciente/atividade/ terapeuta, a manutenção das capacidades sadias existentes, a recuperação de capacidades perdidas e a prevenção de novas perdas, tendo como propósito central auxiliar o paciente a tornar-se um ser ativo, produtivo e mais saudável, na medida que consiga obter satisfação naquilo que faz.
A Terapia Ocupacional pode ainda contribuir através da observação do paciente durante o processo de atividade para o Auxílio Diagnóstico e acompanhamento de progresso ou regressão do paciente.
2. ATRIBUIÇÕES
1. O Serviço de Terapia Ocupacional deve responsabilizar-se pela organização e desenvolvimento das atividades terapêuticas junto ao paciente, cumprindo os objetivos descritos no item 1.
2. Proporcionar um ambiente ativo com opções de atividades diversificadas com a finalidade de evitar a ociosidade.
3. Deve compor, através de seus membros, as Equipes Técnicas de cada unidade, trabalhando de forma integrada com esta.
4. Orientar e supervisionar estagiários da área.
3. COMPOSIÇÃO E ORGANIZAÇÃO
Composição
1. 1 Coordenador do Serviço, que tem como responsabilidades:
· representar o Serviço junto à Direção e aos Coordenadores das Unidades, bem como fazer o elo de ligação entre estes e os componentes do Serviço;
· coordenar e supervisionar os componentes do Serviço;
· promover material de estudos e a formação técnica dos componentes do serviço.
2. Terapeutas Ocupacionais, compondo as Equipes Técnicas de cada Unidade em número correspondente às necessidades apresentadas pelo trabalho, de acordo com a avaliação da Coordenação do Serviço, das Unidades e da Direção.
Organização
Há uma Reunião de Serviço mensal para discutir assuntos específicos, pertinentes ao mesmo.
4. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
a) Grupos de Terapia Ocupacional para pacientes mais regredidos ou em crise
Nestes grupos são desenvolvidas atividades que objetivam a expressão de idéias e sentimentos, a canalização de energias e a organização gradativa do paciente.
b) Oficinas Terapêuticas
Nestes grupos são desenvolvidas atividades que propiciem maior organização dos pacientes. Geralmente trabalha-se com atividades construtivas e artesanais.
c) Comissões
São grupos de atividades que se reúnem semanalmente para se organizar em torno de determinada atividade. São vários grupos:
· Comissão de Manutenção de Decoração
· Comissão de Recreação
· Comissão de Portaria
· Comissão de Recepção e Despedida
· Comissão de Trabalhos Manuais.
d) Atividades externas
São atividades fora das Unidades, com os pacientes que possuem prescrição, com objetivos de socialização e integração grupal.
Duas atividades estão em funcionamento: o passeio ecológico e o baile.
e) Festas comemorativas
O Serviço de Terapia Ocupacional responsabiliza-se pela organização das festas do ano que são 3:
· Festa Junina
· Festa da Primavera
· Festa de Natal Estas festas integram pacientes de todas as Unidades com as equipes e os familiares.